domingo, 12 de junho de 2011

Receita Belga: Carbonnade de Carne

Quando quiser surpreender a visita com um prato internacional, chique, refinado, gastronômico e astronômico, não faça carbonnade de carne!!!
Porque é prato pra comer só com a boca e o nariz - os olhos ficam de fora. Mas, quem é que nunca deu chance a um feio?
Sua história remete aos tempos de dificuldade financeira por que passaram os belgas durante a 1ª ou 2ª Guerra Mundial. Devido à falta de dinheiro, eles criaram esse ensopado com os ingredientes mais baratos que havia na época: pão preto, cerveja escura e carne de segunda, terceira ou quarta. Mas não julgue o livro pela capa, pois fica realmente saboroso!
Essa delícia leva 350 ml de cerveja escura e 600 gr de acém, que deve ser temperado com pimenta do reino e sal para cozinhar na panela de pressão com 4 ou 5 fatias de pão preto sem casca por pelo menos 45 minutos. Ninguém gosta de carne dura, né? Muito menos a visita. Para deixar o ensopado mais picante, antes de botar na panela, passe nas fatias de pão um pouco de mostarda forte.
E já que o prato leva cerveja, nada melhor do que tomar umas enquanto mete a mão na massa e bate papo com os amigos, em volta da panela, sentindo os aromas que perfumam a cozinha.
Enquanto a carne borbulha na cerveja, doure uma cebola grande na manteiga. Com fio dental sem sabor ou linha de costura, amarre um ramo de salsinha e outro de aipo. As ervas e a cebola entram quando a carne estiver cozida. Para dar um sabor mais especial, coloque também 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto e meia colher de chá de tomilho. Deixe cozinhar por mais 15 min, chame os amigos e ATAQUEM (como faziam nas guerras).
O ensopado pode ser servido com arroz e purê de batatas, temperado com alho, sal e curry, ou cenouras e batatas cozidas.


PS: a foto desta postagem, obviamente, não é do nosso cozido... Foi retirada de um site porque, como dissemos, a nossa receita ficou tipo a Ângela Bismarchi. Gostosa, mas feia que dói!


André e Cyntia

2 comentários:

  1. André, essa mulher não é gostosa...

    ResponderExcluir
  2. Se bem que não seja bonito, é muito bom, mas para comer com alguma moderação ... prato de Inverno por excelência! Bravo minha senhora!

    ResponderExcluir